
TROQUE SUA MULTA POR UMA DOAÇÃO DE SANGUE
Projeto de lei do Vereador Rafael Primo tem como objetivo proporcionar a conversão do pagamento de multas de trânsito de natureza leve em doação voluntária de sangue ou de medula óssea. A proposição é dotada de enorme relevância social a fazer uma ponte entre as infrações de menor gravidade e ações de solidariedade e saúde pública.
A Proposta
A proposta tem como objetivo incentivar a doação de sangue e dar um caráter pedagógico e social às infrações de trânsito classificadas como leves na cidade de Vila Velha. Nesse sentido, a proposição constitui uma política pública que alia conscientização social à ampliação do acesso a tratamentos vitais.
A doação voluntária de sangue e de medula óssea representa um gesto de empatia e responsabilidade para com o próximo. Todavia, ainda há grande necessidade de campanhas contínuas e estratégias criativas que estimulem a população a participar ativamente desses atos de solidariedade.
Nesse sentido, a conversão e penalidades leves em ações de doação voluntária surge como uma ALTERNATIVA viável, segura e humanitária. Além disso, a proposição tem o objetivo de unir educação no trânsito e responsabilidade social
O CTB
O Código de Trânsito Brasileiro já permite a conversão dessas multas em advertência quando não há reincidência, nesse caminho, a presente proposta de lei cria uma alternativa mais útil à sociedade. Se já existe a possibilidade de advertência, por que não transformar isso em um gesto que salva vidas?
Inspiração
As câmaras municipais e assembleias legislativas de vários municípios e estados do Brasil já tem aprovado leis muito semelhantes. Além disso, a Deputada Federal Luísa Canziani protocolizou o Projeto de Lei nº. 3114/2025 que prevê a alteração do Código de Trânsito Brasileiro – CTB quanto à substituição tratada neste projeto.
Participe desse avanço
Assine a petição on line e registre seu apoio a essa ideia que transforma a punição em vidas salvas.
_logo_2021_svg.png)